Renovação do Certificado Digital
quinta, 08 de abril de 2021
Fique atento ao prazo e não perca seus benefícios
O Certificado Digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou a empresa que o utiliza, a fim de comprovar sua autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via Internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando suas identidades.
Com ele, o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital, permitindo a troca de documentos com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo. Assim, os documentos que trafegam eletronicamente, para possuírem reconhecimento legal, não precisam mais ser convertidos em papel e assinados.
Se a data final para renovar o seu Certificado Digital está chegando e você precisa ficar atento. Afinal, ao realizar essa renovação no prazo correto permite que você tenha uma série de vantagens. Logo, fique atento e coloque a renovação do seu certificado em sua agenda de compromissos.
Riscos de não renovar o certificado digital
Após um breve apanhado sobre o certificado digital, vamos ver quais os riscos que podem ocorrer caso não haja renovação no período certo.
Atrasos nos processos legais
Com o certificado digital, é possível realizar a assinatura e o envio de documentos via internet, assinatura de NFe, envio das declarações de Imposto de Renda para o site da Receita Federal, transações bancárias e assinatura de documentos contábeis e fiscais.
Se o seu certificado estiver vencido, você não consegue realizar estes procedimentos, ficando sujeito a sanções da lei, multas e atrasos. Com esse tipo de documentação, não se pode correr riscos.
Impossibilidade de emitir NFe
No caso da emissão de NFe, o certificado digital é pré-requisito e utilizado em duas etapas da emissão: No momento de assinar a nota, autenticando o documento e assegurando a responsabilidade pela emissão. No envio da NFe, quando é feita a conexão com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para o processamento dos dados e autorização ou rejeição (caso haja algum erro) do documento. Ou seja, caso o certificado digital não seja renovado, será impossível continuar emitindo suas NFes.
Impossibilidade de demitir funcionários
O certificado digital também é indispensável para liberação do seguro desemprego e do FGTS para o empregado demitido. Apenas com o certificado digital, é possível garantir autenticidade no processo demissional de um funcionário e assegurar que esteja tudo dentro da lei.
Como renovar o meu Certificado Digital com a ACEJ?
A renovação é muito fácil e feita de maneira semelhante ao primeiro pedido. Você deve entrar em contato conosco para que todos os trâmites necessários sejam realizados. A ACEJ tem experiência neste assunto. Faça a emissão do seu certificado digital conosco e livre-se de preocupações. Fale conosco por meio do (43) 3272-1018.
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